sexta-feira, 17 de outubro de 2008

QUESTÃO 4: EJA - 3ª UNIDADE

A seguir estão apresentadas duas imagens que representam, cada uma a seu modo, elementos do processo de Independência do Brasil. Vejamos cada uma:


FIGURA 1: Quadro de Pedro Américo sobre o famoso grito do Ypiranga: “Independência ou Morte!”.


FIGURA 2: Charge satirizando (criticando) a decisão de D. Pedro I em proclamar a independência.

Com base nas duas imagens e o que elas representam, posicionem-se e determinem qual delas se aproxima, na opinião de vocês, aos fatos que levaram a Independência do Brasil. Ou discordando das duas, pense se existiu uma outra interpretação para o ato da independência.

OBSERVAÇÃO:
- Respondam sempre as questões seguindo a este critério de identificação:
TURMA EJA NX: nomes de todos os componentes do grupo.

21 comentários:

Anônimo disse...

turma N9/ LUCIVALDO SILVA DE JESUS/VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS/GILDENERA DE OLIVEIRA SANTOS/NEILTON BISPO DOS SANTOS/EU descordo das duas pois não foi somente um bilo grito das margins dA Ipiranga que faz o BRASIL independenti, tampouco a bondade de D.PEDRO I,a IndependÊncia si deu de forma a não pode-la evitar mais si algumas imagem se aproxima da realidade a chargi.

Anônimo disse...

A figura de número 1.

Zenivaldo Santos,Elielma Santos,Joanice,Luciana Batista,Maria Calazans,Valdomiro.

TURMA EJA 3 N 10 Noturno.

Unknown disse...

Na minha opinião as duas imagems não mostra o que realmente aconteceu na epoca da independência, na realidade o que motivou a Dom pedro a dar o grito pela indenpendencia foi a pressão que estava sofrendo por parte da metropole.

Anônimo disse...

turma EJA N9 RAFAEL BISPO/JAVE DOS SANTOS/LEANDRO BARBOSA/JEANDERSON PITA BISPO/GIVANDELSON BRAS/GIVANILDO DE JESUS/EU descordo das duas pois não foi somente um belo grito das mangens do ipiranga que fez o brasil indenpendente, tampouco a bondade de D.PEDRO I, a independência se deu de forma a não pode-la evitar mais se alguma imagem se aproxima da realidade a charge.

Anônimo disse...

TURMA EJA II N 10 - Marcos Venicio dos Santos
R – Na minha opinião a figura 2 representa com mas clareza o que realmente aconteceu. Uma vez que a Independendia do Brasil proclamada por Dom Pedro I, foi puro interesses próprio do Principe e da elite. Com a Independencia eles não teraim que enviar a Coroa Portuguesa em Portugual o que era explorado aqui no Brasil.
Na teoria o Brasil tornou-se um País independente, porém na prática não foi exatamente isso que aconteceu. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou. E o fato de que o Brasil teve que pagar uma quantia de 2 milhoes de libras esterlinas, afim de que Portugual reconhecesse a Independência de sua Ex - Colônia, iniciou-se sua “independência” devendo a coroa Inglesa.
O Brasil nunca teve o povo devidamente representado. Com uma história de colonização exploradora, o poder político sempre fora exercido por uma elite que, para manter seus interesses, excluía o povo e adulava as massas, formando uma nação que só legitima o poder, e não uma nação que participa dele. É por tanta elitização e falta de cunho popular que a política brasileira é tão mascarada por interesses individuais e pela exclusão

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N-9
ALUNAS :DAIANE COSTA,CAROLINA SANTOS E MARIANA SANÇÃO

RESPOSTA 4
CONCORDO COM O SEGUNDO QUADRO PORQUE, PERCEBIR QUE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL RESTRIGIU-SE Á ESFERA POLITICA SOCIO-ECONÔMICA QU SE MANTEVE COM AS MESMAS CARACTERISTICAS DO PERIODO COLONIAL .

Anônimo disse...

Questão 4 a 2ª imagem, por que já estavam de saco cheios de explora e rouba esse pais, e entraga tudo de laranja para a corte. potuguesa la em portugal.

Anônimo disse...

Achamos que a sátira condiz mais com a realidade,pois na verdade a independência ocorreu não para melhoria da vida do povo, mas por interesses próprios e isolados, pois com a independência as riquesas do Brasil (que não eram poucas)não seraim mandadas para Portugal com antes e as elites ficaram cada vez mais ricas.
Isso continua acontecendo até os dias de hoje.

Anônimo disse...

O quadro de Pedro Américo sobre a independência do Brasil, Independência ou Morte, fixou uma imagem do gesto, do herói, do local e da necessidade de uma ação decisiva e militarizada que declarasse a independência.

Anônimo disse...

A PRIMEIRA POIS, ELE DECLARAVA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL,SEJA TORNAVA O BRASIL UM PAÍS LIVRE DE OUTROS.

Anônimo disse...

A figura número 1. Porque o quadro representa o fim do dominio Português e a conquista da autonomia politica por isso reuniram os soldados e seu comandante e o povo para tomar posse da vitória.

Anônimo disse...

[b][violet]Discordamos das duas pois,desde as últimas décadas do século XVIII assinala-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial. No Brasil, essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, destacando-se a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano. Era apenas o início do processo de independência política do Brasil, que se estende até 1822 com o "sete de setembro".

Anônimo disse...

1 FIGURA ;EM QUE D. PEDRO AMERICO SOBRE O FAMOSO GRITO DO IPIRANGA:"INDEPENDENCIE OU MORTE".

Anônimo disse...

BRUNO BRASIL E UELVES DA TURMA EJA N9: RESPONDEMOS NOSSA ATIVIDADE DIA 21/10,ESTAMOS MANDANDO ESTA MENSAGEM,POIS ESQUECEMOS DE COLOCAR A NOSSA TURMA.

Anônimo disse...

Figura número 1.Pela foto podemos definir que a figura representa o fim do regime Português no Brasil que se torna independênte de portugal e Dom Pedro reunem toda a sua comitiva e povo para tomar posse da vitoria e se torna o primeiro imperador do Brasil.

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N-9
ALUNOS:DANIELA DOS SANTOS CASTRO E JEFFERSON SILVA MENDES

RESPOSTA 4
FICO COM O SEGUNDO QUADRO PORQUE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL FOI MAIS DE FORMA POLITICA POISD.PEDRO RA MUITO PRECIONADO PARA FICAR NO BRASIL, POIS O GRANDES EMPRESARIOS APOIRAM POIS TINHA MUITOS EM SEUS PROPRIOS BENEFICIOS.

Anônimo disse...

O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.

Anônimo disse...

Foi a segunda pois eles queria proclamar a independencia do Brasil pra mudar muita coisa entre o povo...

Unknown disse...

FIGURA 1: Quadro de Pedro Américo sobre o famoso grito do Ypiranga: “Independência ou Morte!”.

Turma M8 EJA 1/2°
Equipe: Bianca Raposa; Patricia Moura; Patricia Costa; Rosangela Santos; Neides Pereira; Robson Silvio

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N-9
ALUNOS:DAIANE CRISTINA,EDER,TAIS,VILANE,NELISVAM E WANEZA

RESPOSTA DO 4º
CONCORDO COM O 2º QUADRO PORQUE D.PEDRO ERA MUITO PRECIONADO PELOS OS GRANDES PROPRIETARIOS POIS NAO QUERIAM PERDER SEUS BENEFICIOS SENDO ASSIM APOIARAM D.PEDRO A FICA E CONQUISTAR A INDEPENDENCIA DO BRASIL.

Anônimo disse...

CURSOEJA 1/2 SALA N9
ALUNA LAIAL CINTIA
FI COM O SEGUNDO QUADRO PORQUE D.PEDRO I REALMENTE ERA MUITO PRECIONADO PELAS ELITES E OS PRINCIPIS ,POIS ELES OS APOIRAM PREVENO SEUS PROPRIOS ENTERRES .