quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O dia dos professores e a minha querida pró Edileuza.

Graças a DEUS tive a sorte de ter tido grandes mestres a me ajudar no meu caminho... valorosos professores da escola pública brasileira e simõesfilhense de forma específica.
Estudei o meu primário (pré e 1ª a 4ª série) todo no colejão do CIA 1. Meu ginásio (5ª a 8ª) e segundo grau no querido Luis Palmeira. Nestas casas tive grandes professores, como já falei. CItarei os nomes de alguns me perdoando os outros que por falha na mémoria deverei esquecer: Pró Altina, Pró Anete, Pró Edileuza (estas no primário), Maria Helena, Mariza, Nonato, Moisés, Nilzete, Romilson, Paulo Gilberto, Gilson, entre tantos... Não posso esquecer porém de meus grandes professores de universidade, na FFCH na UFBA, no meu curso de História: Lina, Tuca, Zezé, Gino, Muniz, João Reis, Zamparoni.
Mas, esta "senhora" pra quem eu dediquei o título representa o meu afeto a todos meus grandes professores: a minha querida professora Edileuza. Além da sua simpatia e alegria, eu já percebia, mesmo na minha infância na 4ª série, a qualidade profissional dela.
O que mais marcou a minha relação com a "pró" Edileuza foi fato dela ter promovido um concurso de leitura com seus alunos das turmas de 4ª série. Ela fez eliminatórias nas salas, etapas semifinais e depois a "grande final". Se hoje eu sou um professor que também busca motivar meus alunos com atividades e ações deste tipo penso que herdei isto da minha querida pró.
Claro que o resultado final do concurso influenciou nesta minha memória a este fato: eu ganhei o concurso de leitura!!! Para a latente e eterna alegria dos meus pais e da própria pró Edileuza.
O mundão dá muitas voltas e o tempo caminha sempre pra frente... e nestas voltas do mundo e no passar do tempo, eu já professor tive o prazer de trabalhar como colega com minha amada pró, no Georgina Simões. Sei que pra ela também foi um prazer.
Hoje sou eu que vira e mexe me deparo com um ex-aluno que se torna meu colega. Quem sabe alguns poderão até contar histórias agora com meu nome...
Finalmente, só tenho agradecer aos meus professores, que juntos a meus pais, a outras pessoas que sempre me apoiaram, ajudaram a me fazer o homem que sou.
UM BEIJO A MINHA ETERNA PRÓ EDILEUZA!!!
Então proponho que vocês também escrevam uma mensagem pra seus professores, pelo menos aquele ou aqueles que vocês reconhecem qualidades ou afinidades... Quem já deixou de estudar, cite um professor seu inesquecível, uma história de escola com um professor que o marcou, algo do tipo...
Vamos lá: expressem-se!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa essa tarefa é muito difícil pra mim...foram tantos professores que tive em minha vida tbm, vou tentar citar o nome de alguns que me ajudaram a crescer...vamos lá: Cida,Elinalva,Gene(me alfabetizou),Elizete,Nilsa,Joselice,Celina,Débora de maternal a 4ª. Agora os de 5ª a 8ª:Marcelo,Kilma,Lúcia,Mária D'ájuda,Edinalva,João Guedes,Elisa,Elízia,Marrise,Erika,Paulo Henrique, Silvanda, Silvana,etc...de 1ª a 3ª série do ensino médio:Cristiano(o dono do blog,hehehe que eu adoro),Ângelo,Tarcísio,Cristiane,Alice,Tânia,Idanísia,Rosemar,Fábio,Alan,Eliane,Márcio,Cleine,Josefa,Alex,Dina Kelly,Hildete,Luíza,Rogério Pita, me desculpem quem eu esqueci... mas todos são especiais pra mim... e sempre ficarão guardados no meu coração, agradeço a todos, pois contribuíram para meu crescimento,serei grata todos os dias de minha vida por ter sido aluna de vcs...o que seria das outras profissões se ñ fosse os professores? Lembrando que os que ñ são mais meus professores são meus amigos e tem até um que me considera como sobrinha!!! kkkk
Viva o dia dos professores!

Anônimo disse...

Hoje, vivencio também o outro lado da história: ser professora. E fazendo uma viagem no túnel do tempo lembro com carinho das aulas de banca das professoras Neca e Mininha, do pré com as professoras Laudicéia e Terezinha(do município de Mirorós - outra etapa da minha vida). No primário, estudei com as professoras Ângela e Ivonildes (sempre pacientes com as constantes conversas). Nos anos posteriores continuei tendo bons professores, mas sem dúvida alguma a professora Marlinda foi a que mais me marcou, um exemplo de profissional competente. No ensino superior, há! Só posso dizer meu muito obrigada a todos: Dante Lucchesi(meu orientador), Tânia Lobo, Américo, Terezinha Barreto, Jacira Mota, Suzana Alice Cardoso, Rosa Borges, Sônia Borba, Florentina ...