sexta-feira, 17 de outubro de 2008

QUESTÃO 2: EJA - 3ª UNIDADE


“Os homens que dirigiram o movimento pela independência no Brasil estavam empenhados em manter a ordem, evitar a anarquia e combater os ‘excessos do povo’.”

Emília Viotti Costa


Pensando nos limites sociais do processo de independência, o que poderia representar “excessos do povo” na visão das elites? Comentem.

OBSERVAÇÃO:
- Respondam sempre as questões seguindo a este critério de identificação:
TURMA EJA NX: nomes de todos os componentes do grupo.

32 comentários:

Anônimo disse...

turma EJA N9, ALUNOS ,LUCIVALDO SILVA DE JESUS/VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS/GILDENIRA DE OLIVEIRA SANTOS/NEILTON BISPO DOS SANTOS/ OS execessos do povo para as elites siriam o desejo de rom pimento com a metropole e o fim da excravatura já que ela si beni ficiava de tais forma de sisttema.A elite não queria a participação popular e a classe menos favorecida na Independencia para não ameaçar seus intereses.

Anônimo disse...

os homens que dirigiam esse movimento pela independência temiam que todo povo se reunissem provocando assim um excesso de pessoas que não estavam preparadas para uma guerra,eles acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social,por causa dos ultimos acontecimentos anteriores onde muitas pessoas morreram na luta por este ideal. entre eles o caso mais conhecido foi o de tiradentes que foi executado pela coroa Portuguesa por defender a liberdade de nosso pais. Zenivaldo Santos,Elielma,Joanice,Maria Calazans,Luciana Batista,Valdomiro turma EJA N 10 noturno.

Unknown disse...

Na visão das elites o excesso do povo tratava-se da não participação das classes pobres. dentro dos limites sociais no processo da independencia, as elites querian manter a maioria do povo afastado da politica afim de conservar seus privilegios.

Anônimo disse...

turma EJA N9 RAFAEL BISPO/JAVE DOS SANTOS/LEANDRO BARBOSA/JEANDERSON PITA BISPO/GIVANDELSON BRAS/GIVANILDO DE JESUS/OS exessos do povo para as elites siviam os desejos de rompimentos com a metropole e ofim da excravatura já que se beneficiava de taes formas de sistemas.A elite não queria a participacão popular e a classe ,eno favorecida na indepedencia para não ameaçar seus intereses.

Anônimo disse...

TURMA EJA II N 10 - Marcos Venicio dos Santos
A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, cujo único objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrição à liberdade de comércio e à autonomia administrativa, não ultrapassaria seus próprios limites. A ordem econômica seria preservada, a escravidão mantida. A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica.

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N 9
ALUNAS : DAIANE COSTA, CAROLINA SANTOS E MARIANA SANÇÃO

RESPOSTA 2
AS ELITES TINHA UMA GRANDE PREUCUPAÇÃO EM COMBATER OS EXCESSOS DO POVO PORQUE O POVO QUERIA SE UNIR PARA REVENDICAR SEUS DIREITOS COMO POR EXEMPLOS: ELES LUTAVAM PARA FUNDAR UNIVERSIDADES , DESENVOLVER INDUSTRIAS NO PAIS, INCENTIVAR A NATALIDADE DANDO DIREITOS AS MAES A TE UMA PENSÃO .ENTÃO ISSO ELES TINHA QUE COMBATER PORQUE AS ELITES SÓ QUERIA SER BENEFICIADAS.

Anônimo disse...

mOs grandes proprietarios de terras brasileiros logo perceberam as inteções da corte .E perceberam o quanto essas intenções e atitudes iriam prejudicar seus negocios .decidiram manter a todo custo a liberdade de comercio do pais e a autonomia administrativa resolveram organizar-se em torno de D.Pedro, dando-lhe todo o apoio para resistir e desobedecer ás ordens que chegaram de portugal.Nascia uma composiçao politica que reunia pessoas como Jose Bonifacio,CiprianoBarata,Gonçalves Ledo.homens de pensamentos diferentes,mas que se uniram momentaneamente para enfrentar um inimigo comum ;As cortes de Lisboa. Esses homens organizaram um documento com a cerca de 8 mil assinatura pedindo que d.pedro ficasse no Brasil e não fosse para portugal como era o desejo das cortes.

Anônimo disse...

Questão 2 Escesso do povo, para nos signifiva naquela epoca, o sofrimento dos menos favorecidos de nunca teriam esperança de estar livres das elites.

Anônimo disse...

Questão 2 Escesso do povo, para nos signifiva naquela epoca, o sofrimento dos menos favorecidos de nunca teriam esperança de estar livres das elites.

roseni disse...

Na visão das elites, "excesso do povo" poderia representar exagero do povo e desordem.

roseni disse...

Na visão da Elite "execsso do povo" poderia representar exagero do povo e desordem.
N8:Janete, Roseni, Vanuza, Vanilda, Marcia, Patricia da Paixão.

Anônimo disse...

Os excessos do povo seria a consciência do povo com relação as explorações que sofriam, quanto mais o povo esclarecidos as elites se sentiam ameaçadas, pois eles reividicavam melhorias faziam protestos e isso para eles(elites) não era bom, pois as elites queriam sempre dominar, mas quando o povo não permitia eles imediatamente tomavam medidas para prejudica-los e evitar que os excessos continuassem.

Anônimo disse...

o excesso do povo pela parte da população que não dirigia o poder aparte mas pobre e maioria escravos e ausentes nos processos politicos.a elite era contra a anarquia quem era contra o governo era exercutado em plena praça publica ,para quem fose contra eles isso era uma intimidaçao que o zase se contra a elite

Anônimo disse...

SIM, POIS SE É PARA O BEM DE TODO E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, DIGA AO POVO QUE EU FICO.

Anônimo disse...

Na visão das elites o excessos do povo poderia representar uma revolta que acabaria em uma guerra e muitas pessoas poderiam morrer na luta pela independência como aconteceu com tiradentes por defender a liberdade do nosso pais durante o processo de independência,naquele periodo quem se opusesse contra a coroa portuguesa era condenado a morte, e o que os portugueses queria era que o brasil continuasse sendo dependente de portugal.

Anônimo disse...

A INDEPENDÊNCIA FOI UM ATO EXCLUSIVO DAS ELITES BRASILEIRAS,QUE NÃO QUERIAM PERDER A LIBERDADE DE COMÉRCIO EXTERNO ADQUERIDO COM A VINDA DA FAMÍLIA REAL E QUE ESTAVA AMEAÇADA COM AS IDÉIAS DA RECOLONIZAÇÃO.NÃO HOUVE NENHUMA PARTICIPAÇÃO POPULAR.E NÃO HOUVE MUDANÇAS NA ORDEM SOCIAL.

Anônimo disse...

A INDEPENDÊNCIA FOI UM ATO EXCLUSIVO DAS ELITES BRASILEIRAS,QUE NÃO QUERIAM PERDER A LIBERDADE DE COMÉRCIO EXTERNO ADQUERIDO COM A VINDA DA FAMÍLIA REAL E QUE ESTAVA AMEAÇADA COM AS IDÉIAS DA RECOLONIZAÇÃO.NÃO HOUVE NENHUMA PARTICIPAÇÃO POPULAR.E NÃO HOUVE MUDANÇAS NA ORDEM SOCIAL.
NO NOSSO HAVER¨ËXCESSO DO POVO ¨NA VISÃO DAS ELITES,SERIA:REVINDICAÇÕES,MANIFESTAÇÕES,DESCORDIA DA POPULAÇÃO E DOS POLÍTICOS.

Unknown disse...

TURMA EJA N10
Componentes:Fernando gomes
silvia
islan
isaias
reinan
Os grandes proprietários reunidos em torno partido brasileiro queriam a independência do Brasil, mais temiam uma revolta popular. A memória da revolução francesa ainda estava bem fresca na cabeça das elites do mundo acidental!Eles queriam evitar que classes baixas ocupassem as praças gritando os “malditos”palavras de ordem “liberdade, igualdade, fraternidade” ? como conseguir a independência sem incentivar a revolta popular ? A chave política era apoiar o príncipe D. Pedro.
Os lideres do partido brasileiro se aproximaram do príncipe regente para convencê-lo a assumir a liderança do movimento de independência.

Anônimo disse...

na visão das elites o excesso poderia representar uma guerra onde todo povo juntos lutariam por um só ideal e muitas pessoas poderiam morrer em vão,afinal quem se opuzesse contra a coroa Portuguesa naquele periodo era condenado a morte como aconteceu com jose joaquim da silva xavier( o tiradentes)que lutava por um pais independênte dos regimes Português.

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N-9
ALUNOS:DANIELA DOS SANTOS COSTA E JEFFERSON SILVA MENDES

RESPOSTA-2
NA VISÃO DAS ELITES COMBATER OS EXCESSOS DO POVO ERA NÃO DEIXAR QUE O POVO SE UNIR-SE PARA LUTAR PELOS SEUS IDEAS POIS AS ELITES SABIA QUE O POVO UNIDO NÃO SERIA BOM PARA ELES,POIS SÓ QUERIAM BENEFICOS PARA SEUS PROPRIOS ENTERRESSESS .
E O POVO QUERIA FORMA UNIVERSIDADES TRAZER MAIS INDUSTRIAS E ISSO NÃO ERA INTERRESSANTE PARA AS ELITES.

Anônimo disse...

CURO EJA1/2 TURMA-9
ALUNOS: DANIELA SDOS SANTOS CASTRO E JEFFERSON SILVA MENDES

RESPOSTA-1
NA VISÃO DAS ELITES COMBATER OS EXCESSOS DO POVO ERA NÃO DEIXAR QUE O POVO DE UNIR-SE PRA LUTAR POR SEUS INTERRES POIS A ELITES ´SO QUERIA GOVERNAR PRA SI.
O POVO QUERIA FUNDAR UNIVERSIDADES ,INUSTRIAS E ISSO NÃO ERA BOM PARA AS ELITES

Anônimo disse...

por que antigamente a população não tinha direito de questionar nada pra o governo e tambem ser contra a elite . quem ozase ser contra o governo era exercutado em plena praça publica uma forma de intimidação pra que fosse contra aelite do gor verno . era uma epoca de de dita dura nao era um país democratico como hoje ;agente pode escolhar o nosso governado .

Anônimo disse...

Na visao das elites"exessos do povo"poderia representar tumuto e dissordem podendo atrapalhar seus interesses e sua vontade de ter o proprio Brasil independente e separados completamente de Portugal isso iria ou poderia acontecer porque os promotores da independencia nao tenhamcom projeto modificar as duras condiçoes de vida da maioria da populaçao por isso e por intermedio na sua primeira conversa com o povo brasileiro D.Pedro tentou conforta-los e acalma-los,jurou lutar pelos interreses do povo brasileiro,fiscalizando rigorosamente a justiça intensificando a educaçao,a agricultura e o comercio,terminando por apelar para os sentimentos de ordem e patriotismo de todos.

Anônimo disse...

Discordamos porque tanto pela independencia do Brasil como a independencia da bahia foi dificil pois o Brasil no inicio do seculo XVIII ainda era dominado por portugal,enquanto o Rio de janeiro,pernanbuco,Minas geras e a Bahia continuavam lutando pela independencia.as provincias nao suportavam mais a situaçao e,percebendo os privilegios que o Rio de janeiro estava recebendopor ser a capital,pernanbuco e Bahia resolveram se rebelar.para chegar a esse dia,muita luta foi travada...

Anônimo disse...

Discordamos porque tanto pela independencia do Brasil como a independencia da bahia foi dificil pois o Brasil no inicio do seculo XVIII ainda era dominado por portugal,enquanto o Rio de janeiro,pernanbuco,Minas geras e a Bahia continuavam lutando pela independencia.as provincias nao suportavam mais a situaçao e,percebendo os privilegios que o Rio de janeiro estava recebendopor ser a capital,pernanbuco e Bahia resolveram se rebelar.para chegar a esse dia,muita luta foi travada...

Unknown disse...

Porque o movimento de independência eram liberados por sua maioria de comerciantes, grandes senhores de terra, advogados e membros do clero, isso significava que eles desejavam independência para manter seus interesses assegurados, com isso os ricos, continuaram ricos e os pobres e a escravidão não acabariam; por isso sem a independência eles temiam os excessos dopovo, com o seu crescimento de poder e financeiro e a sua liberdade; e os líderesdo movimento não tinham interesses de extingiu a mão-de-obra escrava que exploravam e mantinham a suas riquezas, mais pela pressão, 7 de setembro de 1822, D.Pedro I proclamou a independência favorecendo os interesses das elites brasileiras. No entanto a situação da maioria da população e dos escravos não mudou.

Turma: M8 EJA 1/2°
Equipe: Bianca Raposa; Patricia Costa; Patricia Moura; Rosangela Santos; Neides Pereira; Robsom Silvio

Anônimo disse...

Poderia representar o mesmo que anarquia que é erradamente associada a bagunça e a desordem do povo, quando verdadeiramente significa sem governo.
Eles temiam que houvesse uma rebelião por causa da quantidade de pessoas a favor da independência brasileira e assim, resultar em danos maiores que já havia ocorrido.
E assim Independência foi aceita por Portugal, aceita de forma pacífica, no entanto, pagamos por ela o valor de dois milhões de libras esterlinas, este valor era parte de um empréstimo que Portugal devia a Inglaterra e que assumimos para conseguir a liberdade


TURMA N10
componentes: Andreia, Rosangela, Adriano Silva

Anônimo disse...

Poderia representar o mesmo que anarquia que é erradamente associada a bagunça e a desordem do povo, quando verdadeiramente significa sem governo.
Eles temiam que houvesse uma rebelião por causa da quantidade de pessoas a favor da independência brasileira e assim, resultar em danos maiores que já havia ocorrido.
E assim Independência foi aceita por Portugal, aceita de forma pacífica, no entanto, pagamos por ela o valor de dois milhões de libras esterlinas, este valor era parte de um empréstimo que Portugal devia a Inglaterra e que assumimos para conseguir a liberdade

TURMA N10
Componenetes: Rosangela, Adriano Silva, Andreia

Anônimo disse...

CURSO EJA1/2 TURMA N-9
ALUNOS:DAIANE CRISTINA,EDER,VILANE,TAIS,NELISVAM,WANEZA

RESPOSTA DO 2º
AS ELITES TINHA UMA GRANDE PREUCUPAÇÃO PORQUEO POVO QUERIA SE UNIR PARA TOMAR MEDIDAS FAVORAVEIS PARA ELES COMO POR EXEMPLO DESENVOLVER INDUSTRIAS NO PAIS,CRIAR UNIVERSIDADE PARA O POVO MAIS POBRE E OUTROS.
POR ISSO NA VISÃO DAS ELITES ISSO ERA COM EXCESSO POIS ELES SÓ QUERIA BENEFICOS PARA OS RICOS.

Anônimo disse...

CURSO EJA1/2 SALA N9
ALUNA LAILA CINTIA


AS ELITES NÃO QUERIU O POVO SE UNISSE PARA ÇUTAR POR SEU DIREITOS POIS AS ELITES SO QUERIA O GOVERNO PARA SEUS PROPRIOS BENEFICIOS.

Anônimo disse...

Tô com voce nessa enquanto a copa do nordeste não voltar seremos um futebol fracassado por que campeonatos estaduais,com qualquer formula que for,será sempre falido enpobresse cada vez mas o futebol nordestino.O futebol Nordestino e o baiano só esteve fortalecido quando houve campeonato do nordeste.Por que o campeonato do nordeste era emocionante,tinha melhores jogos e estava atraindo a atenção do país,acho que esse sucesso que encomodou a toda poderosa que fizeram de tudo para interromper esse belissímo campeonato.Campeonato do nordeste já cara!!!!!!Um abração maluco

Anônimo disse...

na verdade eles não queriam a participação do povo no processo da independência eles queriam manter a maioria do povo afastado de conserva seus privilégios