sexta-feira, 17 de outubro de 2008

QUESTÃO 3: EJA - 3ª UNIDADE


Alguns historiadores argumentam que a Independência do Brasil foi conseguida de forma pacífica, conservadora e tardia, ainda mais se comparada as demais independências da América Latina Hispânica.




Considerando isto e os acontecimentos decorrentes das Guerras pela Independência na Bahia, que culminaram no famoso “Dois de Julho” de 1823, concorde ou discorde da consideração acima.

OBSERVAÇÃO:
- Respondam sempre as questões seguindo a este critério de identificação:
TURMA EJA NX: nomes de todos os componentes do grupo.

27 comentários:

Anônimo disse...

TURMA N9 LUCIVALDO SILVA DE JESUS /VIVIANE BARBOSA DOS SONTOS/GILDENIRA DE OLIVEIRA SANTOS/NEILTON BISPO DOS SANTOS/ A indepencia do Brasil foi sim tondia compoda com as da ASSI rica hispanica porim não se der de forma pacifica e consenhadora enem tão pauco pacifica,prara disso e o oconticimento do dois de julho.

Anônimo disse...

Concordo:Até porque não houve lutas nem guerra para o brasil ser declarado indepêndente de portugal e também os homens que dirigiam este movimento pela independência temiam o excesso do povo,além disso o Brasil tinha o apoio da Inglaterra, afinal de contas o imperador do Brasil era português.
Zenivaldo Santos,Elielma Santos,Joanice,Luciana Batista,Valdomiro EJA 3 TURMA N 10 noturno.

Unknown disse...

descordo, pois aconteceram muitos conflitos pela independência,os dias se passaram e os conflitos continuaram intensos. muitos brasileiros morreram em combate.

Anônimo disse...

turma EJA N9 RAFAEL BISPO/JAVE DOS SANTOS/LEANDRO BARBOSA/JEANDERSON PITA BISPO/GIVANDELSON BRAS/GIVANILDO DE JESUS/A indenpeencia do brasil foi sim tardia comparada com as da america hispanica porem não se deu de forma pacifica e conservadora e nem tão pouca pacifica, a conjuração baiana e uma porem disso é o acontecimento do dois de julho.

Anônimo disse...

TURMA EJA II N 10 - Marcos Venicio dos Santos

R – Discordo plenamente do paragrafo descrito acima. O dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a independência em uma viagem de volta de Santos para São Paulo. Esse dia é considerado a data da emancipação do Brasil como nação, o dia da Independência. Entretanto, durante algum tempo ocorreram lutas em diversos pontos do território brasileiro contra tropas portuguesas, que defendiam a continuidade da dominação de Portugal sobre o Brasil. Essas lutas pela consolidação da independência prolongaram-se do final de 1822 ao final de 1823. Além do Rio de Janeiro, estenderam-se pelas províncias da Bahia (até julho de 1823), Pará (outubro de 1823), Maranhão, Piauí, Ceará (agosto de 1823) e Cisplatina, pois nessas províncias o contingente das tropas portuguesas era grande.
A libertação de Salvador do domínio de tropas portuguesas foi longa e difícil. Na realidade, as lutas contra as forças portuguesas do brigadeiro Madeira de Melo, a mais alta autoridade militar da província, começaram a crescer desde 1820. Com a independência proclamada por Dom Pedro, os conflitos só aumentaram.

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 N-9
ALUNAS :DAIANE COSTA,CAROLINA SANTOS E MARIANA SANÇÃO

RESPOSTA-3
DESCORDO PORQUE A INDENPENDENCIA NÃO FUI DE CERTA FORMA PACIFICA SE COMPARADA COM AS OUTRAS GURRAS .
EXISTIU SIM UMA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA NO BRASIL NÃO FUI SEMELHANTE AS OUTRAS MAIS TAMBÉM NÃO FUI UM MAR DE ROSAS .
ESSA HISTORIA QUE FUI PACIFICAFAZIA PARTE DE UM PLANO DE GOVERNO DE D.PEDRO II PARA QUE TIVESSE UMA BOA IMAGEM PERANTE SEUS VIZINHOS.

Anônimo disse...

Comcordamos pois a Independência do Brasil não resultou do descontentamento de dom Pedro com as exigências de Portugal, mas da combinação de interesses e pressões internas e inglesas. E foi inédita no continente americano: ao contrário de todos os países de língua espanhola, a ruptura brasileira com a metrópole foi praticamente pacífica e manteve a estrutura política e social praticamente intacta.

Turma Eja N10
Componentes; Andreia; Adriano Silva e Rosangela

Anônimo disse...

questão 3 Não concordo , por que a indepedencia da bahia foi muita violencia, e levou uma grande participação fatal do cel: Joaquim Lima e Silva assumindo o comando geral do exercito e marinha ordenando uma grande ofesiva contra os portugueses restringido o fornecimento de alimentos de grande nessescidade, com isso Madeira de Melo enviou apelo, se redendo.

Anônimo disse...

questão 3 Não concordo , por que a indepedencia da bahia foi muita violencia, e levou uma grande participação fatal do cel: Joaquim Lima e Silva assumindo o comando geral do exercito e marinha ordenando uma grande ofesiva contra os portugueses restringido o fornecimento de alimentos de grande nessescidade, com isso Madeira de Melo enviou apelo, se redendo.

roseni disse...

concordamos que a Independência do Brasil foi aconseguida de forma tardia maias nao pacifica, porque em fevereiro de 1822, a luta pela independência evoluiu na Bahia para uma guerra lenta e dolorosa. O conflito começou com o "25 de junho ' em cachoeira em 1822, e dai por diante aaté libertou de 2 de junho de 1823.

roseni disse...

Nós concordamos que a Independência do Brasil foi conseguida de forma tardia mais nao pacifica , por que em (fevereiro de 1822, a luta pela Independência evoluiu na Bhia para uma guerra lenta e dolorosa. O conflito a começou com o "25 de junho" em cachoeira a, em 1822, e dai por diante, até o dia libertador de 2 de junho de 1823.
TURMA N8: JANETE, ROSENI,VANUZA, VANILDA,MARICA, PATRICIA DA PAIXÃO.

Anônimo disse...

Concordamos,por que varias guerras aconteceram para que o Brasil conseguisse de fato ser independente, isso durou muitos anos, enquanto que outros países foram mais concretos e firmes em sus objetivos.Sabemos que de fato a independência do Brasil consolidou-se após o 2 de Julho com a independência da Bahia, com a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil.

Anônimo disse...

eu discodo por que a independecia do brasil e da bahia foi conseguida atraves de muito conflito e guerra nos mares em terra foi uma independecia atraves de muito conflito entao ela naõ foi pacifica e consevadora

Anônimo disse...

AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA , EM ESPECIAL A QUE SE TRAVOU NA BAHIA, REVELAM UM ASPECTO IPORTANTE NO PROCESSO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL, MUITAS VEZES POUCO VALORIZADO EM NOSSOS ESTUDOS HISTÓRICOS: A INDEPENDÊNCIA ENFRENTOU UMA QUESTÃO MILITAR. E COMO O BRASIL NÃO TINHA UMA ESTRUTURA MILITAR ADEQUADA AS NECESSIDADES DE SEU IMENSO TERRITÓRIO, PRECISOU LANÇAR MÃO DE TROPAS MERCENÁRIAS, COMANDADAS POR OFICIAIS ESTRANGEIROS.

Anônimo disse...

[b][blue]Concordamos pois, A Independência do Brasil, no processo histórico,começou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga.
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência.
Não houve guerras,nem mortes,D.Pedro VI,só precisou cumprir os acordos firmados com a Inglaterra,de abrir os Portos e acabar com o Pacto Colonial.Do ponto de vista econômico,essa medida pode ser vista como um primeiro ¨grito de Independência ¨
Depois, no dia 7 de setembro de 1822,D.Pedro I,viu que era hora de romper com portugal,e libertou o Brasil com o grito de independência......
Portanto por essas causas concordamos que A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL,foi conseguida de forma pacífica,conservadora e tardia,comparada as demais independências.

Anônimo disse...

Concordamos pois ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros .
Depois deu o grito de independencia.em 7 de setembro de 1822,sem guerras,nem mortes.
por isso concordamos que a independencia foi pacifica,conservadora e tardia........

Anônimo disse...

Discordo.porque houve muitos conflitos na história do Brasil como: revolta de beckman, guerra dos emboabas,guerra dos mascates,também tivemos muitos movimentos emancipacionistas como:Conjuração mineira 1789, conjuração Baiana 1798,revolução Pernambucana 1817.Ainda mais que a independência da Bahia foi um movimento que se iniciou-se ainda em 1821 e teve seu desfecho em 2 de julho de 1823 ainda durante a guerra da independência do Brasil.

Anônimo disse...

As cortes portuguesas proceguiram tomando uma serie de atitides que visava a submeter autoridade deD.Pedro chegou-se a um ponto em que a independencia do brasil não podia ser mais adiada . Assim no dia 7 de setembro de 1822 foi proclamada oficialmente a independencia do brasil o ato da proclamaçao deu-se em Sao Paulo, as margens do riacho Ipiranga ao regressar a cidade do rio de janeiro ,D.Pedro proclamado a imperador e coroado com o titulo de D.Pedro I.Era 1 de dezembro de 1822.

Unknown disse...

TURMA EJA N10
Componentes:Fernando gomes
silvia
islan
isaias
reinan
Concordo porque significa que o Brasil deixou de ser colônia
Quando era colônia o Brasil estava dominado pela metrópole. Achava-se submetido ao monopólio colonial : só podia comerciar com a metrópole e só produzir o que ela determinasse.
O Brasil só ficou independente quando ganhou um governador próprio quando conquistou a liberdade para comerciar com quaisquer pais.

Anônimo disse...

Discordo.porque na historia do brasil houve muitos conflitos como:A própria independência da Bahia,guerra doa mascates, revolta de beckmam,e guerra contra as provincias unidas de 1825 a 1828 entre outras, por isso dicordo que foi conseguida de forma pacifica e conservadora.

Anônimo disse...

Discordo.porque na historia do brasil houve muitos conflitos como:A própria independência da Bahia,guerra doa mascates, revolta de beckmam,e guerra contra as provincias unidas de 1825 a 1828 entre outras, por isso dicordo que foi conseguida de forma pacifica e conservadora.

Anônimo disse...

CURSO EJA 1/2 TURMA N-9
ALUNOS: DANIELA DOS SANTOS CASTRO E JEFFERSON SILVA MENDES

ESPOSTA 3
DESCORDO POR TEVE SIM UMA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA ,NÃO FUI COMO AS AS GUERRAS MAIS TAMBEM NÃO FUI UMA MARAVILHA .
A HISTORIA QUE FUI CALMA FAZIA PARTE DE UM PLANO DE GOVERNO DE D.PEDRO II PARA TER UMA BOA IMAGEM COM SEU VIZINHO A INGLATERRA .
A NOSSA GUERRA FUI MAIS VENCIDA PELO CANSACO OS SALDADOS DEIXAVAM INIMIGO SEM OPÇÃO DE FUGA E SEM ALIMENTOS.

Anônimo disse...

nao foi pacifica por que teve muito comfronto e foi um independecia com muita guerra morte luta e garra então nao foi pacifica foi uma indepencia muita dispultada emuito derramamento de sangue

Anônimo disse...

Discordamos porque tanto a indepencia do Brasil como a da Bahia foi dificil pois o Brasil do inicio do seculo XVIII ainda era dominado por portugal enquanto o Rio de janeiro,Pernanbuco,Minas gerais e a Bahia continuavam lutando pela independencia.as provincias nao suportavam mais a situacao e,percebendo os privilegios que o Riode janeiro estava recebendo por ser a capital,pernanbuco e Bahia resolveran se rebelar.entao para chegar a esse dia ,muita luta foi travada.

Unknown disse...

Não, pois o processo de independência foi mandado inteiramente pelas classes dominantes que tinham como finalidade básicas preservar a liberdade de comércio e autonomia administrativa do país. O povo estava condenado a permanecer na mesmasituação. As injusticas socioeconômicas continuaram, a escravidão do negro foi mantida. No dia 8 de setembro, a maioria do povo não tinha ra~zão para festas e comemorações. O Brasil "independente" também não conquista uma verdade libertação nacional pois saiu dos laços coloniais portugueses para cair na dominação capitalista da Inglaterra.

Turma: M8 EJA 1/2°
Equipe: Bianca Raposa; Patricia Costa; Patricia Moura; Rosangela Santos; Neides Pereira; Robsom Silvio

Anônimo disse...

ANECURSO EJA1/2 TURMA N 9
ALUNOS:DAIANE CRISTINA,EDER,TAIS,VILANE,NELISVAM E WANEZA

RESPOSTA DO 3º
DESCORDO PORQUE EXISTIU SIM UMA GUERRA PELA INDEPENDENCIA DO BRASIL , POIS ESSA HISTORIA QUE DIZ QUE FUI PACIFICA FAZ PARTE DE UMA PROPAGANDA POLITICA DE DOM JOÃO PEDRO II QUE SRVIA AOS SEUS INTERRES.ERA MUITO BOM QUE ELE FOSSE CONCILIADOR ENTRE BRASIL E PORTUGULA, ATÉ PORQUE ELE ERA SUCESSOR DO TRONO E NÃO ERA BOM QUE OCORRECE UMA RUPTURA COM A ESPANHA.
NOSSA INDEPENDENCIA FOI PARTICULAR NÃO HOUVE ATAQUE DOS SOLDADOS MAIS FIZERAM GUERRA DE GUERRILHAS DEIXANDO O INIMIGO SEM OPÇÃO DE FUGA, REFORÇO E SEM ABASTECIMENTO VENCENDO PELO DESGASTE

Anônimo disse...

CURSO EJA1/2 TURMA N9
ALUNA LAIAL CINTIA

EU NAO COMCORDO EM DIZER QUE NÃO HOUVI LUTA PELA INDEPÊNCIA POIS ISSO ERA UMA FORMA DE D.PEDRO II FAZE-SE BOM PERANTE SUA VIZINHA A INGLATERRA ,A GUERRA PELA INDEPÊNDENCIA NÃO FUI IGUAL AS OUTRAS MAIS HOUVI SIM.