domingo, 24 de julho de 2011

Ó quantos pedágios ...

Texto publicado no blog Visão dos Fatos, de Louro Assis



Um pedágio é um direito de passagem pago mediante taxa ao poder público ou a uma concessionária delegada para ressarcir custos de construção e manutenção de uma via de transporte.



Como é do conhecimento de todos, o primeiro pedágio instalado na nossa região, foi na rodovia 099 (estrada do coco), no município de Camaçari. Naquela oportunidade, o grupo de oposição ao governo vigente marchou junto com muita altivez e pertinência no combate a escorcha contra os contribuintes, que naquele momento se oficializava. O prefeito de Camaçari Luis Caetano lutou muito na defesa dos munícipes daquela cidade por ele governada.Os tempos mudaram e hoje as cidades de Simões Filho e Camaçari estão cercadas de pedágios por todos os lados, e não escutamos nenhum político e qualquer matis partidária fazer qualquer pronunciamento a favor dos habitantes que utilizam as rodovias pedagiadas.



As linhas que continuo escrevendo abaixo é para reflexão não pedagiada daqueles que me presentearem com suas leituras e comentários.



Pedágios: Ó quantos pedágios.

São pedágios que não acabam mais.

São pedágios a rodovias cheias.

São muitos pedágios meu rapaz.



Tem pedágios para todos os lados.

E tem pedágios para todos os cantos.

É um verdadeiro arquipélago de pedágios.

Ajuda-nos ó bom São Cristóvão.

Ajuda-nos todos os santos.



Tem pedágio no canal de tráfego e na 093.

Com tantos pedágios eu estou confuso.

Tem pedágio na CIA-Aeroporto e também na Parafuso.

Os pedágios estão consagrados, prestem atenção amigos eleitores.

Pois eles foram concedidos pelo governo dos trabalhadores.



A partir deste hilário e irônico texto, eu livremente, e autorizado pelo autor, fiz uma "complementação". Vejam:


"Lourival: Esta poesia é muito massa!!! Vou adaptar uma parte:


Como você disse

'Ajuda-nos todos os santos!!!'

É meu pai e amigo...

Veremos pedágios até sobre as águas da Baia de Todos...OS SANTOS!!!


Não usarei nenhum adágio

E antes que se lamente, demore ou fique-se a lamentar

Veremos nesta Bahia cobrar-se pedágio

Até mesmo pelo AR!!!"

2 comentários:

Omar Bispo Machado disse...

Meu amigo irmão Cristiano Assis com certeza a estamos cercados por todos os lados!!Até eu cadeirante daqui a pouco vou ter pagar pedágio para sair de cadeira de rodas!!!Falando sério agora e pior é nós não vermos melhorias nas estradas pedagiadas,os acostamentos ainda deixam a desejar assim com algumas dessas estradas tem muito buraco ainda,outras não tem sensores de velocidade.Algumas delas deveriam cobrar depois que as pistas estivessem totalmente prontas mas parece que a sede de ganhar a grana é tanta que eles estão ampliando as pistas e cobrando ao mesmo tempo.Será que tem relção uma situação com a outra? Bom o certo é como meu amigo irmão falou estamos cercados.

Omar Bispo Machado disse...

Meu irmão e amigo Cristiano até eu daqui a pouco vou esta pagando pedágio quando for a praça de cadeira de rodas!!!Agora falando sério você colocou a coisa certa ai meu irmão Cristiano !!!Estamos cercados de pedágios e o pior é que as estradas ainda deixam a desejar algumas estão sem acostamentos apropriados outras tem muitos buracos.Existem aquelas que estão sendo duplicadas e cobrando ao mesmo tempo.Será que tem alguma relação ai nessas situações? O certo é que eles deveriam entregar as estradas prontas com as devidas duplicações,mas é nosso Brasil!!!!!