sábado, 2 de julho de 2011

Nasce o sol a 2 de julho!!!

Olá a todos!!!


Hoje tivemos a passagem de uma grande data cívica não só para a Bahia, mas para todo o Brasil. Estou falando do nosso importante e popular Dois de Julho, ou, como também é conhecido o fato histórico, a Independência da Bahia.


Na real, esta foi a consolidação da Independência do Brasil. Em história não podemos teorizar sobre o que poderia ter acontecido, mas, fazendo uma análise dos fatos acredito com certeza que não conheceriamos o Brasil tal qual hoje ele é, este gigante do "Oiapoque ao Chuí".


Ontem, dia 1º de julho, tive o prazer de fazer-me presente a uma conversa, um bate-papo sobre o nosso Dois de Julho na rádio Simões Filho FM. Tive o prazer de debater com os radialistas Jairo Mascarenhas e Sérgio Ferreira e formar "dupla" com o professor Davi Ribeiro, professor de história do tradicional Colégio Estadual Polivalente de Aratu. O que ficou desta célebre ação é que o espírito do Dois de Julho deve ainda permanecer em todo cidadão: ser tenaz na busca da afirmação do direitos coletivos e refutar - SEMPRE!!! - a tirania!


Assim como fico emocionado com o nosso Hino Nacional Brasileiro e ecoam na minha mente e no meu coração o apaixonante "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...", emocionome com a vibração provocada por estes versos:


Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro
Nunca mais o despotismo
Referá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações

Salve, oh! Rei das campinas
De Cabrito e Pirajá
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será

Cresce, oh! Filho de minha alma
Para a pátria defender,
O Brasil já tem jurado
Independência ou morrer.


Hinos que empolgam, emocionam e fazem sempre a gente não esquecer o nosso amor patriótico.

Nenhum comentário: