sábado, 2 de julho de 2011

Avenidas, homenagens e a história.

Olá a todos!!!


Deixei para escrever esta análise e minhas impressões a este fato emblematicamente nesta data, o dois de julho de dois mil e onze. Este dois de julho que é o 188º a contar do nosso histórico e tradicional Dois de Julho, a popular Independência da Bahia.


Na sessão da câmara do último dia 21 de junho foi lançada uma proposição pelo vereador Adolfo Cezimbra em renomear a Avenida dos Eucaliptos (antiga Avenida Paulo Souto) para Avenida Centenário, em homenagem ao centenário no Brasil das Igrejas Assembleia de Deus e em especificidade, aos mais de seis décadas desta instituição em nosso município, até mesmo antecedendo a data da nossa emancipação política.


Grande idéia do nosso edil pois um instituição de tão renomada importância e que em nossa cidade possui mais de nove mil seguidores e membros, ou seja, um percentual significativo da nossa população merece justas homenagens e considerações. Positiva ação do vereador!!!


Porém, por estar presente e atento a esta sessão na câmara que discutiu tal assunto, fui testemunha de debates e ponderações sobre a aplicação desta homenagem. Alguns discutiram o nome, se Avenida Centenário, Avenida das Igrejas Assembleia de Deus, Avenida Assembleia de Deus... Outros ponderaram sobre a colocação de placas indicativas e explicativas ao nome, etc. e tal. Saliento e registro que todos os vereadores presentes foram favoráveis a esta justa homenagem, que modestamente como cidadão da cidade, eu corroboro.


É neste ponto, aproveitando-me da minha posição de professor de história, que faço uma ponderação e dou uma sugestão, no que eu acho simples, a questão. Porque não aproveitar a ocasião e fazer-mos duas justas homenagens a duas representações históricas importantes e imponentes ao nosso país, estado e município, que são as Igrejas Assembleia de Deus e o nosso patriótico Dois de Julho? Particularmente veria em duas ações integradas a resolução desta questão e materilizadas duas justas homenagens a estas duas representações importantes de nossa história, uma no campo da religião e outra na representação da cidadania e do patriotismo.


Primeiramente não vejo problema algum e a meu ver seria muito mais representativo que a avenida a qual é instalada a sede da Assembleia de Deus na cidade recebe-se o nome de Avenida Assembleia de Deus. A identificação seria direta e automática.


A segunda ação de reconhecimento cívico e patriótico seria dar a denominação de Avenida Dois de Julho ou Avenida da Independência a hoje Avenida dos Eucaliptos por tratar-se de local histórico e representativo não só a história da cidade, mas, a Bahia e ao Brasil. É por ali, passando pelos velhos eucaliptos, que passaram as tropas libertadoras da época da nossa guerra pela Independência da Bahia - e do Brasil!!! - e por este caminho anualmente temos a passagem do nosso famoso Fogo Simbólico.


Então, senhores edis, façamos estas duplas homenagens!!! O povo de Simões Filho agradece.

Nenhum comentário: