sábado, 4 de dezembro de 2010

Mais uma opinião aí...

Opinei sobre uma história de instalação de "toque de recolher" (sic!) em nossa cidade. Vejam:
.
"Garotos, vamos respeitar a pluralidade de ideias. Vamos discutir as coisas substancialmente. Vocês têm opinião e algo a dizer, seja lá o que for. Isto em nossa cidade é raro. Porém, precisamos ouvir e respeitar a opinião das pessoas, mesmo não concordando.
.
1º) Esta história de "toque de recolher" é uma generalização de uma ideia de limitar nas formas das leis vigentes a presença de, principalmente, crianças e adolescentes nas ruas nas "altas horas" da noite. Pergunto: que zorra faz meninos e meninas, por exemplo, de 13, 14, 15 anos vagando nas ruas sem os seus responsáveis após as 21, 22 horas???
.
2º) Toque de recolher não é isso. Este instala-se em estado de exceção e salvo informação mais apurada é decretado somente pelo presidente da república. Um exemplo próximo foi o caso do terremoto do Chile: em nome da ordem pública, por causa dos saques e vandalismo, determinou-se o toque de recolher no final das tardes.
.
3º) Uma outra medida já utilizada é o fechamento dos bares após a meia-noite, nos dias de semana. Algumas cidades já utilizaram isso e mostraram índices melhores na segurança pública. Onde tem cachaça tem miséria!!! Porém, tudo isso é paliativo. Sem política públicas de médio e longo prazo em educação, saúde, cultura e lazer e empregabilidade só veremos o abismo social do nosso país e município em particular aumentar.
.
Em tempo:
.
1) O direito a meia-passagem é uma lei federal preconizada pela constituição. Em Simões Filho não se instaura por razões inerentes as peculiaridades da nossa cidade: Omissão dos agentes públicos, interesses privados e inércia da população, entre outros.
.
2) A luta por cursos profissionalizantes deveria passar: pela revitalização do SENAI; um programa de mobilização e qualificação para a inserção dos nossos jovens no IFBA (antigo CEFET); reconhecimento e fortalecimento do Centro Estadual de Educação Profissional Irmã Dulce (CEEP), a antiga escola rural; fomento a inserção de cursos destinados a vocação econômica do município no próprio CEEP e em outras instituições como SESI, SEST/SENAT, etc.".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Opinião sobre o ENEM.

Ainda, confesso, estou aguardando o desenrolar dos fatos sobre o ENEM. Muitas declarações: contra e a favor; legaliza ou cancela; reforça ou extingue.
.
De antemão, adianto uma opinião que confirma o ENEM. Vejam no link a seguir:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia das crianças - 12 de outubro.

Marcos 10, 13:16

"(13) E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
(14) Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.
(15) Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
(16) E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou.".
Espero, Meu Deus, continuar sendo uma eterna criança, errando e acertando. E continuar tendo, ou ao menos buscando ter, o valor maior que as crianças prezam: a felicidade!!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Interessante reflexão...

Olá amigos:
.
Leiam o texto do link abaixo indicado e reflitam sobre o que bem diz o autor.
http://colunistas.yahoo.net/posts/4352.html

Participar deste "espetáculo" é ser o verdadeiro "palhaço" do circo!!!

Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pessoas...

As pessoas são maneiras...

As pessoas são vis...

As pessoas são decentes...

As pessoas não tem decência...

As pessoas ajudam...

As pessoas atrapalham...

Enfim...

Eu sou uma pessoa...

E vivo rodeado de pessoas...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Politize-se!!!

Olá a todos!!!

.

Deu-me vontade de falar sobre esse tema em razão de últimos comentários e papos que ouvi sobre as coisas das nossas vidas cotidianas. Coisas do tipo que as “coisas são assim mesmo, são assado...”, “a gente não pode fazer nada...”, “são eles que mandam...” e outras do gênero. Discordo veementemente deste raciocínio. Podemos interferir sim nos ditames das coisas que nos apetecem no dia-a-dia. Os mecanismos da tomada de decisão coletiva estão claros num estado de direito que hoje beneficamente é o nosso país. Porém, os mecanismos devem ser utilizados e não deixados a ferrugem.

.

Aqui em Simões Filho, por exemplo, minha terra, temos um pouco mais de cento e vinte mil habitantes. Claro que seria perfeito se todos os moradores fossem mobilizados. Sabemos que não é assim. Porém, vivemos uma democracia representativa. O que deve existir são grupos representativos em prol da coletividade. Portanto, listarei rapidamente ações simples que se realizadas transformariam positivamente a nossa comunidade e sociedade. Vejamos algumas:

.

- Filiar-se a um partido político: dentro de um partido e participando de suas reuniões, assembléias e convenções temos o poder de decidir e/ou influenciar a própria linha ideológica do partido, bem como decidir quem se candidata ou não pela legenda.

.

- Participar de conselhos cidadãos: no caso os municipais, os principais, o de educação e o de saúde. Nestas instâncias intera-se dos caminhos e políticas do município para as áreas administrativas, fiscaliza-se e pode-se promover ações indicativas para o bem estar da população. Falando da minha área de ação, educação, dentro das escolas participando ativamente dos conselhos ou colegiados escolares. Participando mesmo!!!

.

- Associar-se a entidades de classe: ser ativo em associações de classe ou sindicatos das categorias profissionais, cobrando dos entes privados e/ou públicos melhorias e ganhos profissionais para sua classe.

.

- Fomentar a participação em associações de bairro ou comunitárias: ser positivo e agregador nos interesses da comunidade, bairro ou rua onde você mora, interessando-se pela solução dos problemas da sua comunidade.

.

Por enquanto é isso. Existem diversas formas de fazermos a diferença. Depois, apresento outras sugestões. Vocês, amigos, pensem outras também.

.

Um abraço a todos!!!

sábado, 19 de junho de 2010

A Copa do Mundo, suas surpresas, variações e tradições.

Olá a todos!!!
.
Este meu blog é destinado mais a discussões gerais, profissionais, políticas e pessoais. Para o futebol e o esporte, criei um espaço a parte onde me expresso e compartilho com amigos debates e discussões específicas.
.
Porém, indico este link para uma análise que me instiga e transcede ao futebol e ao povo brasileiro.
.
Um abraço a todos!!!

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!!!

Olá a todos!!!
.
Todo dia é dia das mães. Mãe é mãe todo dia, a toda hora.
.
Mas, neste segundo domingo de maio, quero dizer a minha mãe que para mim ela é a melhor mãe do mundo!!! Mãe: eu te amo de uma forma sem medidas!!!
.
Um abraço a todas as mães, principalmente as mães dos meus amigos e queridos!!!
.
Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hoje é dia de Jorge: SALVE JORGE DE CAPADÓCIA!!!

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.


Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.


Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.


Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma piadinha!!!

Olá a todos!!!
.
Em homenagem ao nosso país e ao nosso famoso "mil e quinhentos", o tal do "descobrimento", repasso uma piadinha legal sobre nós mesmos. Dei uma adaptadinha. Vejam:
.
Dizem que DEUS, ajudado por São Pedro, estava fazendo o mundo e tal e determinando os países e regiões e suas “qualidades”. São Pedro citava os lugares e DEUS, Chefe Supremo, determinava:
.
São Pedro: - Egito???
DEUS: - Bota aí rodeado por um deserto brutal...
São Pedro: - Chile, Haiti, México, cinturão do Pacífico...
DEUS: - terremotos, furacões, tsunamis e o escambau...
São Pedro: - Polo Norte e Polo Sul???
DEUS: - gelo e um frio implacável e mortal!!!
.
E por aí ia. DEUS, do alto da sua autoridade e justiça, distribuindo as características e diversidade do mundo. Aí, chega a hora do Brasil:
.
São Pedro: - A SENHOR, este é o último, o Brasil. O que vai pra lá??? Um terremotinho, um deserto, vulcões, etc e tal???
DEUS responde: NÃO!!! Pro Brasil, bote aí e não se esqueça de nada...
São Pedro: - Sim, SENHOR!!!
DEUS: Pro Brasil eu quero uma costa atlântica monumental, ladeada por uma mata (atlântica) igualmente exuberante, um pantanal maravilhoso, a floresta amazônica única, os rios imponentes e maravilhosos... Aproveita aí e batiza um com o nome do Francisco que ele merece...
.
Aí, DEUS, o Altíssimo, se empolga e manda ainda maravilhas e mais maravilhas pro nosso país: chapada diamantina, serra gaúcha, lençóis maranhenses, etc, etc, etc...
.
Nesta hora São Pedro, intrigado, pergunta a DEUS: - SENHOR, me desculpe, sei que o SENHOR é justo, mas, para todos os outros lugares o SENHOR mandou botar catástrofes, desastres ecológicos e geológicos, coisas difíceis... e para o Brasil o SENHOR está praticamente repetindo o projeto do Paraíso... porquê???
- DEUS: - Calma meu caro Pedro, calma... pra equilibrar e dar justiça você vai ver o POVINHO QUE VOU BOTAR LÁ NO BRASIL!!!
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
P.S.: Como disse, isto trata-se apenas de uma piada. Até porque eu acredito no meu país e no povo do qual faço parte. Sou BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO!!! Entendo que ainda temos "outros quinhentos" para consertarmos o que foi feito de errado e nos orientarmos em outro caminho... acredito até que já começamos esta nova rota...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

E sim: "TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO!!!"

Olá a todos!!!
.
Consciência porque quase todo brasileiro tem um pouco de Índio.
Ou no sangue, na alma, ou na tradição.
Quem acha que não, pergunto:
- Você gosta de farinha???
- Você já foi em "Itapoã", no "Pacaembú"???
- Você toma três banhos por dia???
- Você já chupou umbú, cajá, araçá???
- Você se chama Iara, Jaci, Peri, Caramuru... ou Catarina Paraguassú???
- Hein "guri"???
.
SALVE TUPÃ!!!
.
Um abraço a todos, os indígenas e descendentes destes (como eu!!!) desse nosso amado país!!!

domingo, 11 de abril de 2010

Que somos???

Computadores Fazem Arte
Nação Zumbi
Composição: Chico Science
.
Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro.
Computadores fazem arte
Artistas fazem dinheiro.
Computadores avançam
Artistas pegam carona.
Cientistas criam robôs
Artistas levam a fama.
.
Obs.: Nós professores somos artistas, cientistas ou robôs??? Fazer "arte" ou fazer dinheiro??? Os dois... talvez???

domingo, 4 de abril de 2010

As eleições estão chegando...

Olá a todos!!!
.
Importante este ano de 2010 no Brasil. Teremos eleições gerais no país. Elegeremos presidente, senadores, governadores de estado, deputados estaduais e federais.
.
Olhar atento nos políticos, partidos e suas propostas. Nos que querem continuar e naqueles que querem entrar. Olho aberto!!! E mais do que o olho, a mente!!!
.
Mais a frente, com o quadro mais desenhado, discutiremos melhor.
.
Um abraço a todos!!!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Uma questão muito importante!!!

Olá colegas:
.
Está acontecendo a Conae - Conferência Nacional de Educação -, fórum onde discute-se questões essenciais sobre a educação nacional e que servirá de parâmetro para o próximo Plano Nacional de Educação: o PNE 2011-2020.
.
Devemos ficar atentos a tudo que se discute e debate-se neste fórum. Por exemplo, o teto do quantitativo de alunos por sala. Eu já acompanho com atenção o PROJETO DE LEI Nº 597-C DE 2007 que tramita no Congresso Nacional, especificamente agora no Senado Federal, que se propõe a tornar-se uma alteração na LDB vigente e regulatória à questão.
.
Em tempo, para uma introdução a questão, indico a leitura da matéria no link abaixo:

domingo, 28 de março de 2010

A triste posição do Brasil em educação.

Olá a todos!!!
.
Na NOVA ESCOLA do mês de março agora de 2010 é demonstrado um triste ranking onde o Brasil ostenta a vergonhosa 88ª em educação, numa lista de 128 países. Não chegamos nem no meio da lista... Investe-se pouco e mal em educação no Brasil. Hoje(!) o Brasil investe 3,9% do PIB em educação. A Coréia do Sul investiu no início da década de 50 do século passado 10% do seu PIB continuamente por vários anos e hoje inseriu-se no grupo dos melhores países em desenvolvimento.
.
Os políticos no Brasil tendem a não ouvir os envolvidos na educação quando da gênese e gestão de novas políticas e estratégias para seu desenvolvimento. Aliás, estes preferem e pensam que apenas construir e reformar continuamente escolas é trabalho realizado. Nos professores e gestores das escolas, que estamos no contato direto com a sociedade e as comunidades que dependem das escolas, raramente somos ouvidos pelas diversas instâncias de governo. E quando isso ocorre, a nossa voz vai se esvaindo pelo imenso labirinto burocrático destes órgãos.
.
Quadro triste que temos também parcela. Primeiro pela outorga a esses grupos de políticos que elegemos de dois em dois anos. Segundo porque os elegemos e não cobramos da forma devida a obrigação destes na nossa representação. Diretor de escola e os professores prestam contas incessantes de suas atividades e funções, aliás, como deve ser quando se trata da coisa pública. Porque não nossas autoridades??? O Brasil com todo seu potencial econômico não espelha no social essa magnitude. Ufanamo-nos por ser uma das dez maiores economias do mundo e lamentamos por estar "mais pra lá do que pra cá" no que tange a uma educação satisfatória.
.
Temos que incessantemente lutar pela revitalização da escola pública de qualidade. Devemos perseverar nesta luta, mas sempre perceber que a realidade cruel da educação pública brasileira é latente. Mas, lutemos sempre!!!

domingo, 21 de março de 2010

Parabéns, minha esposa!!!

Olá a todos!!!
.
Os dias passam todos os dias do ano, ano a ano, dia a dia....Alguns são importantes e marcantes para nós. Cada um tem seus motivos e os determina mais ou menos relevância. A própria história se faz assim.
.
Portanto, o dia 22 de março é importante de mais para mim e toda nossa família. Neste dia nasceu minha esposa.
.
Minha querida eu te amo e um feliz aniversário do seu marido, que acredito, querido!!!

sábado, 13 de março de 2010

Parabéns, meu pai!!!

Olá a todos!!!
.
Os dias passam todos os dias do ano, ano a ano, dia a dia...
.
Alguns são importantes e marcantes para nós. Cada um tem seus motivos e os determina mais ou menos relevância. A própria história se faz assim.
.
Portanto, o dia 13 de março é importante de mais para nossa família. Neste dia nasceu meu pai.
.
Pai eu te amo e um feliz aniversário do seu filho querido!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Parabéns, minha mãe!!!

Olá a todos!!!
.
Os dias passam todos os dias do ano, ano a ano, dia a dia...
.
Alguns são importantes e marcantes para nós. Cada um tem seus motivos e os determina mais ou menos relevância. A própria história se faz assim.
.
Portanto, o dia 05 de março é importante de mais para nossa família. Neste dia nasceu minha mãe.
.
Mãe eu te amo e um feliz aniversário do seu filho querido!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Uma convicção sobre um determinado tema (mais uma!!!).

Olá a todos!!!
.
Respondi no orkut a indagação de um aluna minha sobre o governo do prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar. Não entrei no mérito particular da questão e entendi como uma queixa geral contra os políticos e a política. O teor do texto dela está aqui no orkut, neste link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=802737&tid=5443585857606619741
.
Minha resposta está lá também. Mas, a transcrevo aqui em seguida:
.
"Minha querida Júlia...
.
Júlia, minha querida aluna:
.
Como seu professor/diretor/amigo tenho a lhe dizer apenas que enquanto o povo - nós!!! - não pensarmos em administrarmos mesmo a coisa pública e ficarmos esperando um profeta, um iluminado, um mágico ou um santo (ou híbrido de todos eles...) e decantar a cantilena do "cobrar, cobrar, cobrar..." (cadê meu troco???), não vamos superar isto.
.
Já estou chegando na "meia idade" e tenho ainda esperança que vocês jovens tomem as rédeas que minha geração não tomou, salvo exceções (né meu irmão Marcelo...).
.
Não faço juízo de valor sobre o prefeito e seu governo. Tenho minhas convicções políticas e preferências ideológicas. O respeito como a autoridade maior do município e assim deve ser. Até para o próprio compreender o seu papel importante nesse processo. Penso que respostas e saídas são perfeitas para alguns momentos históricos. O que servia pra mim em 1992, 1993, 1994..., 2000 e "poucos e nada" não é o que me interessa ou me satisfaz em 2010. Em mil novecentos e "tarará" minha turma fazia farra com 6 cervejas, umas duas dúzias de acarajés pigando azeite e umas três cocas litros... (lembra Choqueta???!!!) Hoje, um acarajezinho com menos azeite, quem sabe... (kkkkkkkk)
.
Discordo sobre a renovação na política da cidade. Ela se fez. Isso não quer dizer que renovação sempre é pro bem, assim como crise nem sempre é pro mal.
.
Mas, como é da minha linha política, ética e ideológica, aliás algo almagamado a minha alma e combustível da minha profissão, fico com o verso de Gonzaguinha pra resumir:"Eu acredito é na rapaziada...". Apesar de tudo e todos!!!".

segunda-feira, 1 de março de 2010

Leia essa porque essa é boa!!!

Olá a todos!!!
.
Texto de Xico Sá, publicado no site yahoo em 26/02/2010:
.
"Antidoping do sexo
.
Uma emenda em caráter urgente, urgentíssimo, à declaração universal do homem que é homem: pelo direito sagrado à brochada ou broxada, tanto faz, como registram nossos velhos e bons dicionaristas. É, estamos ao ponto de perder a nossa mais sensível e delicada condição, uma das raras, a nossa mais linda falência. A cada dia é uma química nova na praça.
.
Pelo direito das moças realizarem exame antidoping nos marmanjos, para saber o que é vigor artificial e o que vem a ser o fogo que deveras queima o desejo por elas. Contra a fraude amorosa!
.
Depois do Viagra, do Levitra, tem ainda o Cialis e outros congêneres que prometem 36 horas no ataque, sururu na área, na boca do gol, a tática do abafa. Um dia e meio em riste. Um fim de semana de confusão. Quem aguenta? Ainda mais com aquela nossa força mecânica sem delicadeza alguma, achando que sexo é esporte apenas de lenhadores.
.
Pelo medo do artilheiro diante do pênalti, pelo sagrado direito à broxada, pela carne trêmula diante da moça. Pelo suspense erótico, e até mesmo por aquela coisa hippie definida simplesmente como “questão de pele”, “química” etc. Clamamos, uma vez mais: queremos de volta a nossa falência demasiadamente humana.
.
De ovo de codorna, de catuaba para cima, exame antidoping neles. Sim, ostra também vale, afinal de contas é o melhor dos afrodisíacos do embornal do velho Casanova.
.
O uso das pílulas milagrosas é uma espécie de dumping, para usar a terminologia de mercado – quando um concorrente cria uma vantagem desleal na praça e vende o seu peixe de forma enganosa.
.
Como a gazela ou a afilhada de Balzac vão saber se aquela devoção toda é motivada por elas mesmas ou pela química? Eis um novo item na lista de inseguranças femininas.
.
E um reforço e tanto no reclamado machismo de todos os cabróns. Ora, a possibilidade da broxada nos torna mais humanos, mais sensíveis, atentos… Sem isso, imaginem a arrogância fálica, o poder macho, a plenitude da velha expressão “bater o pau na mesa”.
.
Homem que é homem defende e preza pela humildade franciscana da broxada. Claro que se o tio já dobrou o Cabo da Boa Esperança e enfrenta a disfunção erétil, nada mais justo. Trata-se de questão médica, vai fundo, toda força, amigo.
.
O triste é ver jovens, garotos que nem aprenderam ainda dar bom dia a uma mulher, fugindo à luta, descrentes dos seus próprios poderes. Pobres moços, mal sabem da bela compaixão e ternura que desperta uma broxada. Infalíveis, mimados pela mãe e pela química, irão passar a vida inteira sem essa bela experiência.
.
& MODINHAS DE FÊMEA
.
A bela reação ao caveirismo doentio das passarelas da moda continua. A semana de Milão, a segunda mais importante do mundo – atrás apenas de Paris – promoveu desfiles com modelos tamanho 46 e 48, o que é excelente para a vida real, mas ainda é um tabu para o império da magreza fashion. O esquema “plus size” foi comandado pela estilista Elena Mirò. Palmas para a moça. E viva a fêmea cheinha, a mulher-comfort e toda a sua gostosa maciez."

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que o carnaval representa para você???

Para mim, poderia opinar pragmaticamente e numa única palavra: nada!!! Estaria simplificando a resposta, mentindo um pouco e sendo evasivo. Claro que o carnaval é importante no contexto geral, me influencia como pessoa e por obrigação profissional tenho que me ater a ele.
.
Entendo o valor cultural do evento e tal, mas, o carnaval nunca me entusiasmou e/ou emocionou. E sou um cara em que as coisas e as pessoas me pegam e me marcam pela emoção... Me emociono com futebol, política, história, educação, pessoas, música, etc... mas, com o carnaval não!!! Nunca consegui!!!
.
Também não gosto de coisas quando tendem para a artificialidade e o mercantilismo puro e irracional. Adianto não ser contra o comércio que envolve o carnaval, o turismo. Isso é bom para a Bahia e para todos. Mas, a forma que o carnaval hoje é disseminado, com essa midiatização barata e grosseira, atendendo a interesses econômicos, escancarando a divisão de classes brutal de nosso estado (os de cima nos camarotes, os de baixo nas cordas), me enfurece.
.
“Artistas” e “celebridades” vêm e vão como as ondas do mar. Verdadeiros artistas são preteridos. Vemos o dinheiro público ser o fomentador e gerador da fortuna dos afortunados. Aliás, como diz os racionais: “este é o Brasil colonial e tal!!”. Quanto vale ou é por quilo cara pálida!!!
.
Adianto para os que ficarão contra mim ou contra as minhas concepções que sou baiano, orgulhoso e fervoroso, daqueles que choram quando ouve o hino do Senhor do Bonfim ou o Hino ao Dois de Julho. Adoro minha terra!!! Por isso, e até mesmo por isso, tenho este sentimento pelo carnaval. Aliás, na linha de um velho bloco daqui de Salvador (existe ainda???), O Cada Ano Sai Pior, a cada carnaval a coisa fica mais triste. Lembro de dois pensamentos que explicam este sentimento: “a gente era feliz e não sabia” ou aquele outro “ruim com ele, pior sem ele”. Que saudade do Rala o Pinto e a Dança do Tchaco!!! Se escrevi errado me perdoem...
.
Teria muito mais a dizer, mas, o tempo, como diria um anti-filósofo globalizante (da Rede Globo mesmo!!!), “o tempo ruge!!!”. E este ruge como um leão mesmo!!! Espero ver o tempo em que o carnaval seja menos de plástico e falsetes e espelhe um pouco mais da nossa realidade. Aliás, corrijo-me: este carnaval espelha muito a realidade da nossa eterna “Província da Bahia”, com seus barões, marqueses e duques. Fico com o grande e sagaz Chico Science para expressar o que é este carnaval da Bahia: “o de cima sobe e o de baixo desce!!!”. E teremos outros carnavais onde os de cima sobem aos seus altares/camarotes e os de baixo descem... ou ao menos a polícia desce a madeira neles. Triste Bahia!!!
.
P.S.: Mas, respondendo a pergunta inicial digo que o carnaval mesmo sem me emocionar me representa alguma coisa.
.
Um abraço a todos!!!

sábado, 30 de janeiro de 2010

De volta para o passado...

Olá a todos!!!
.
Estamos a poucos dias do início da velha rotina da educação pública: semanas pedagógicas (no plural mesmo!!!), debates, diretrizes, metas, blá, blá, blá... e, retorno as aulas.
.
Discutimos nestes instantes todas variações sobre o mesmo tema: dias letivos, avaliações, métodos, critérios... pois bem...
.
Enquanto aqui nas "Terras Brasilis" se discutir e entender educação como obrigação, limitand0-se ao limite (intecionalmente redudante...) nos 25% tratados na constituição, e não pensar e agir com o firme pensamento de que só com boa e eficiente educação daremos a virada que o país precisa para amainar uma parte dos sem números de mazelas sociais que viceram por aqui, ficaremos a berlinda do bem estar público e ético.
.
Valeu!!! Eu estava querendo desabafar... depois, desabafarei o restante. O suspiro da válvula só começa ser aberto ainda no início...
.
Até mais a todos!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nossa democracia de todo dia...

Olá a todos!!!
.
Ultimamente tenho ouvido muito as pessoas praguejarem sobre os políticos e a nossa política em geral. Isto em conversas, debates em comunidades virtuais, ouvindo a conversa alheia... uns dizem “que todo político não presta”, no que não acredito, outros vivem a repetir que “nas eleições daremos o troco!!!”.
.
É sobre esta última observação que quero falar e me ater. A democracia brasileira vem se aperfeiçoando. A passos lentos, mas, evidentes. Se pensarmos que só a 21 anos atrás voltamos a eleger diretamente o nosso presidente, veremos que já evoluímos muito. Claro, precisamos cultivá-la – a democracia – todo dia.
.
Portanto, este “discurso” meio conformista e revanchista ao mesmo tempo de dar o troco a cada dois ou quatro anos não cabe mais. Então, elegeremos os nossos representantes e vamos deixar eles fazerem o que bem entendem por um mandato??? O mandato deles é nosso!!! Em razão disso, podemos censurá-los, adverti-los ou, se caso for necessário, tomá-los de volta!!! Esta é a vertente democrática da democracia participativa e ativa!!!
.
Individualmente ou, melhor ainda, organizados em entidades representativas – associações de classe, grupos de moradores, conselhos, etc. – podemos e devemos nos fazer ouvir nas diversas instâncias da administração pública.
.
Uma outra forma legitima de participação e ainda vista com muito preconceito ou má interpretação, é nos filiarmos a algum partido político. Buscar um partido político que melhor se afine com seu perfil ideológico e participar mesmo das suas reuniões e convenções. E mais do que isso, intervir em suas decisões e tomadas de rumo, sejam eles caminhos ideológicos ou apoios e coligações.
.
Temos que parar de sermos a famosa hiena Hardy do desenho animado, que vive a vociferar o seu jargão característico: “Ô vida, ô azar...”. Partir para a ação!!! Seja ela qual for!!! Só não caio mais nessa de que a cada quatro anos darei o troco. Já sou um pouco experiente e vejo muitos “quatro anos” passarem e as mudanças acontecendo não com a veemência que os “espectadores da democracia” anseiam. Como disseram os revolucionários franceses nos finais do XVIII: “As armas cidadãos!!!”. A diferença é que nossa “arma” é a atitude coletiva!!!
.
Um abraço a todos!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Rezemos pelo Haiti...

Olá a todos!!!
.
Quando se juntam eventos naturais catastróficos, instabilidade social, pobreza humana e espiritual e a degradação da vida humana, o resultado é o que foi visto. Triste Haiti!!!
.
Como anteciparam os dois grandes artistas baianos, Gil e Caetano: "O Haiti é aqui, o Haiti não é aqui...".
.
O descaso público com sua população gera estas calamidades. Aqui temos nossas enchentes e secas de todo dia... Por enquanto, a degradação global não nos trouxe ainda um cataclisma como um terremoto devastador. Por isso rezemos pelo Haiti... e rezemos por nós também...
.
Um abraço!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tentarei fazer mil coisas...

Olá a todos!!!
.
Na real, mil coisas é força de expressão. Este ano tem 365 dias e algumas coisas que faço são repetitivas. Mas, tentarei fazer estas e outras coisas que me dão ou me darão prazer e satisfação em fazê-las. Vejamos algumas:
.
1) Tirar férias (as tirarei em junho/julho).
2) Assisitir a jogos do Bahia fora de SSA.
3) Terminar a minha casa.
4) Ser menos "pegado" no trampo (só o necessário pela responsabilidade).
5) Assistir a muito jogo na copa!!!
6) Sair mais com meu amor!
7) Pegar mais filmes no cinema!
8) Assistir mais a teatro e pegar shows...
9) Fazer o blog do meu coroa!!!
10) Voltar a pegar meu baba e dar uma malhadinha básica...
.
Por enquanto são esses "dez mandamentos", não necessariamente nesta ordem...
.
Até mais!!!