quarta-feira, 15 de junho de 2011

MINHAS DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO EM PROVAS DE VESTIBULARES, ENEM, CONCURSOS e AFINS...

Olá a todos!!!


Passarei para vocês algumas dicas de procedimentos que uso para um bom proceder em provas dos tipos citados no título. São de exatidão ou resultado certo? Obviamente que não!!! Eu mesmo sou prova viva disso... já fiz muitos exames do gênero: passei em muitos, “perdi” em tantos... porém, do alto dos meu trinta e lá vai anos (não vou dizer a minha idade para vocês...), fui adquirindo experiência nestes processos.


E como diz o ditado: “macaco velho não põe mão em cubunca...”, ou adaptando-o, coloca a mão onde sabe que não haverá problemas, elaborei umas dicas que sigo e me ajudam no processo.


Repito, ajudam porque o que realmente define sucesso é esforço, estudo e trabalho!!!


Aí lembro de uma frase atribuída a Pablo Picasso. Perguntaram a ele se o mesmo se considerava um cara de sorte, se a sorte sempre estava com ele. Ele respondeu: “Sim, a sorte sempre está a meu lado, correto. Porém, toda vez que a sorte me encontra estou sempre trabalhando!!!”.

Vamos as dicas:

1 – Ler, estudar, instruir-se e se informar muito.
2 – Ter muita atenção ao texto e aos critérios das avaliações.
3 – No dias das provas ir bem alimentado.
4 – Beber água na medida certa.
5 – Em provas longas, utilizar-se do direito de ir ao banheiro, beber água, etc.
6 – Dormir bem antes das provas.
7 – Ler a prova primeiro.
8 – Na análise parcial das questões eliminar de cara alternativas evidentemente erradas.
9 – Ainda de novo e sempre: LER, ESTUDAR, INSTRUIR-SE E SE INFORMAR MUITO!!!
10 – No final de tudo, na hora que a “coisa incha”, usar o velho “papai do céu, mandou dizer...”, e/ou rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria, um salmo, um cântico, um mantra ou qualquer outra coisa do gosto do freguês...

Nenhum comentário: