segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que o carnaval representa para você???

Para mim, poderia opinar pragmaticamente e numa única palavra: nada!!! Estaria simplificando a resposta, mentindo um pouco e sendo evasivo. Claro que o carnaval é importante no contexto geral, me influencia como pessoa e por obrigação profissional tenho que me ater a ele.
.
Entendo o valor cultural do evento e tal, mas, o carnaval nunca me entusiasmou e/ou emocionou. E sou um cara em que as coisas e as pessoas me pegam e me marcam pela emoção... Me emociono com futebol, política, história, educação, pessoas, música, etc... mas, com o carnaval não!!! Nunca consegui!!!
.
Também não gosto de coisas quando tendem para a artificialidade e o mercantilismo puro e irracional. Adianto não ser contra o comércio que envolve o carnaval, o turismo. Isso é bom para a Bahia e para todos. Mas, a forma que o carnaval hoje é disseminado, com essa midiatização barata e grosseira, atendendo a interesses econômicos, escancarando a divisão de classes brutal de nosso estado (os de cima nos camarotes, os de baixo nas cordas), me enfurece.
.
“Artistas” e “celebridades” vêm e vão como as ondas do mar. Verdadeiros artistas são preteridos. Vemos o dinheiro público ser o fomentador e gerador da fortuna dos afortunados. Aliás, como diz os racionais: “este é o Brasil colonial e tal!!”. Quanto vale ou é por quilo cara pálida!!!
.
Adianto para os que ficarão contra mim ou contra as minhas concepções que sou baiano, orgulhoso e fervoroso, daqueles que choram quando ouve o hino do Senhor do Bonfim ou o Hino ao Dois de Julho. Adoro minha terra!!! Por isso, e até mesmo por isso, tenho este sentimento pelo carnaval. Aliás, na linha de um velho bloco daqui de Salvador (existe ainda???), O Cada Ano Sai Pior, a cada carnaval a coisa fica mais triste. Lembro de dois pensamentos que explicam este sentimento: “a gente era feliz e não sabia” ou aquele outro “ruim com ele, pior sem ele”. Que saudade do Rala o Pinto e a Dança do Tchaco!!! Se escrevi errado me perdoem...
.
Teria muito mais a dizer, mas, o tempo, como diria um anti-filósofo globalizante (da Rede Globo mesmo!!!), “o tempo ruge!!!”. E este ruge como um leão mesmo!!! Espero ver o tempo em que o carnaval seja menos de plástico e falsetes e espelhe um pouco mais da nossa realidade. Aliás, corrijo-me: este carnaval espelha muito a realidade da nossa eterna “Província da Bahia”, com seus barões, marqueses e duques. Fico com o grande e sagaz Chico Science para expressar o que é este carnaval da Bahia: “o de cima sobe e o de baixo desce!!!”. E teremos outros carnavais onde os de cima sobem aos seus altares/camarotes e os de baixo descem... ou ao menos a polícia desce a madeira neles. Triste Bahia!!!
.
P.S.: Mas, respondendo a pergunta inicial digo que o carnaval mesmo sem me emocionar me representa alguma coisa.
.
Um abraço a todos!!!

2 comentários:

Marcelo Dias disse...

Fala Irmao!!! Ñ pude me ater a comentar, até porque tenho dívidas com você e seus blogs!!!
Sua leitura reflete um pouco o que sinto, a evidência da exclusao social,que vem a tona com a "cidade alta" e a "cidade baixa" aí muito bem caracterizada.
Aqui em terras orientais o processo é mais democrático e menos estético. Depois te explico melhor como isso ocorre.
Desculpa a ausência de alguns acentos, teclado uruguayo ñ tem alguns deles, assim como nosso carnaval, ñ tem muito dos baianos!!!

Hasta Pronto!!! Nos vemos!!!

Telma Assis disse...

Cris,
Diferentemente de você, eu gosto do carnaval e você sabe disso. Ele sempre me emocionou (muito mais antes que agora!!), mas nunca me cegou. É perceptível as diferenças estabelecidas entre as classes, e o pior "cada um sabe o seu lugar". Torço por um mundo mais igualitário,que acredito que seja possível através de uma educação de qualidade. Continue expondo seu ponto de vista, às vezes a discussão, reflexão chega-se a "razão". Fala Cris!!!!