sábado, 7 de novembro de 2009

No curso de mídias na educação que estou fazendo, a pergunta inicial do módulo indaga: “Como a Educação está relacionada com as mudanças sociais, tecnológicas e culturais da nova Sociedade da Informação e Comunicação? Quais as demandas dessa nova Sociedade?”.
.
Entendo de forma efetiva e sensível!!! Tanto positivamente, como no lado negativo. Exemplos de ambos os extremos:
.
O positivo primeiro. Neste nosso 2009 fazem 20 anos da primeira eleição direta para presidente da república pós redemocratização. Os especialistas inferem que nessas duas décadas decorridas o nível de politização da população vem melhorando consideravelmente em razão da melhoria dos níveis gerais de educação da população e o acesso aos meios de comunicação (TV, telefone, computadores, internet).
.
O exemplo negativo é até certo ponto confluente ao primeiro, positivo. O problema que nestes vinte anos as políticas públicas em educação ou foram incompletas, intermitentes, difusas ou atenderam a “modismos”. E quando particularizamos a um ponto, e aqui indico as políticas públicas estaduais para a educação, os resultados não são tão interessantes como deveriam. Na real, a “falta de Educação” provoca um estado de problemas sociais sérios na Bahia. Bahia que é a 5ª ou a 6ª economia do país, Salvador a 3ª metrópole do Brasil e antagonicamente a Bahia é um dos piores IDH do país e ostenta também posições vexatórias em níveis de analfabetismo e educação. Portanto, negligenciar a Educação em um momento em que o domínio de tecnologias e cabedal científico é importante e fundamental para a afirmação de uma sociedade, é determinante deste viés negativo.
.
Então vejo que tivemos mudanças positivas e negativas no percurso. Vamos corrigir caminhos tortuosos.
.
.
Cristiano Assis

Nenhum comentário: