Olá a todos!!!
.
Deu-me vontade de falar sobre esse tema em razão de últimos comentários e papos que ouvi sobre as coisas das nossas vidas cotidianas. Coisas do tipo que as “coisas são assim mesmo, são assado...”, “a gente não pode fazer nada...”, “são eles que mandam...” e outras do gênero. Discordo veementemente deste raciocínio. Podemos interferir sim nos ditames das coisas que nos apetecem no dia-a-dia. Os mecanismos da tomada de decisão coletiva estão claros num estado de direito que hoje beneficamente é o nosso país. Porém, os mecanismos devem ser utilizados e não deixados a ferrugem.
.
Aqui em Simões Filho, por exemplo, minha terra, temos um pouco mais de cento e vinte mil habitantes. Claro que seria perfeito se todos os moradores fossem mobilizados. Sabemos que não é assim. Porém, vivemos uma democracia representativa. O que deve existir são grupos representativos em prol da coletividade. Portanto, listarei rapidamente ações simples que se realizadas transformariam positivamente a nossa comunidade e sociedade. Vejamos algumas:
.
- Filiar-se a um partido político: dentro de um partido e participando de suas reuniões, assembléias e convenções temos o poder de decidir e/ou influenciar a própria linha ideológica do partido, bem como decidir quem se candidata ou não pela legenda.
.
- Participar de conselhos cidadãos: no caso os municipais, os principais, o de educação e o de saúde. Nestas instâncias intera-se dos caminhos e políticas do município para as áreas administrativas, fiscaliza-se e pode-se promover ações indicativas para o bem estar da população. Falando da minha área de ação, educação, dentro das escolas participando ativamente dos conselhos ou colegiados escolares. Participando mesmo!!!
.
- Associar-se a entidades de classe: ser ativo em associações de classe ou sindicatos das categorias profissionais, cobrando dos entes privados e/ou públicos melhorias e ganhos profissionais para sua classe.
.
- Fomentar a participação em associações de bairro ou comunitárias: ser positivo e agregador nos interesses da comunidade, bairro ou rua onde você mora, interessando-se pela solução dos problemas da sua comunidade.
.
Por enquanto é isso. Existem diversas formas de fazermos a diferença. Depois, apresento outras sugestões. Vocês, amigos, pensem outras também.
.
Um abraço a todos!!!